Ciência na cozinha – de Harvard para sua casa

Se o leitor fizer uma rápida procura pelo meu nome, vai descobrir que além de amante da divulgação científica, da fotografia, do cinema e da animação, também sou entusiasta da gastronomia e mantenho um blog de culinária vegetariana, o Cullinarices. Finalmente, surgiu uma oportunidade de ligar dois dos temas que me interesso, ciência e culinária, em só post. Isso porque a Universidade Harvard está disponibilizando um curso online gratuito sobre ciência e culinária na plataforma edX de educação a distância.

O curso se chama Science & Cooking: From Haute Cuisine to Soft Matter Science (em tradução livre, “Ciência e Culinária: da alta cozinha à ciência da matéria suave”) e vai reunir chefs renomados e cientistas gabaritados lado a lado para explorar como a cozinha do dia a dia e a alta gastronomia podem servir de exemplo para compreender princípios básicos da física e da engenharia e vice e versa.

Serão abordados, por exemplo, temas como matéria suave e emulsões (tópicos de estudo da física) a partir do molho italiano aioli e a elasticidade a partir de um bife (o que não me grada muito por ser vegetariana).

E o melhor é que tudo o que for ensinado pode ser reproduzido experimentalmente em casa em nossos próprios laboratórios, quer dizer, cozinhas.

As inscrições já estão abertas e as aulas começam em junho. Serão 6 semanas de aulas, cerca de 4 horas de dedicação por semana. Tudo 0800 para quem se inscrever como ouvinte. Só paga quem quiser um certificado, que sai por 150 dólares.

Eu estou animada e espero que consiga assistir às aulas. Essa plataforma edX é ótima, mas eu tenho esse probleminha de sair me inscrevendo em tudo e não ter tempo para nada… Comecei um curso de programação em Phyton que não concluí e me inscrevi em outro de cosmologia que nem cheguei a começar. Que vocês tenham tempo e disciplina!

Leave a Reply

