Einstein no Brasil

Há 90 anos, o pai da relatividade visitava o Rio de Janeiro

einstein03
Albert Einstein (no centro e à frente) com a equipe do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação/Observatório Nacional)

No dia 21 de abril de 1925, ancorou no porto do Rio de Janeiro o navio Capitão Polônio. Um de seus passageiros era ninguém mais ninguém menos que Albert Einstein. O físico alemão de origem judaica fez uma parada rápida, seguiu para Argentina e, em seguida, para o Uruguai. Mas a história não terminou aí. No dia 4 maio, ele estava de volta. Dessa vez, para ficar uma semana no Rio de Janeiro.

Aqui, o cientista visitou diversas instituições de pesquisa relevantes, como o então Instituto Oswaldo Cruz, o Museu Nacional, o Jardim Botânico, o Observatório Nacional. Também encontrou personalidades brasileiras de importância para a história da ciência.

Alguns dos célebres com quem Einstein esteve foram o antropólogo Roquette-Pinto, militante da divulgação científica e criador da primeira rádio do Brasil, a Rádio Sociedade;  Arthur Neiva, médico sanitarista; Carlos Chagas, descobridor do protozoário causador da doença de Chagas; e Álvaro Ozório de Almeida, pioneiro no estudo da fisiologia e da oxigenioterapia hiperbárica no Brasil.

Einstein se encantou com alguns pontos da cidade, como o Jardim Botânico. No livro de visitantes deixou sua impressão registrada: “O Jardim Botânico e a flora, de modo geral, superam os sonhos das 1001 noites. Tudo parece viver e crescer a olhos vivos.”

Visitou também os pontos turísticos mais comuns, como o Pão de Açúcar, passeio sobre o qual dramaticamente escreveu em seu diário: “Uma viagem vertiginosa sobre a floresta selvagem preso a um cabo de aço. Em cima, uma magnífico jogo de alternância de neblina e sol.”

einstein02A passagem do cientista pelo Brasil foi extensamente coberta pelos jornais da época. O físico era retratado com uma verdadeira celebridade. Nem o seu cardápio diário ficava fora das manchetes.

Einstein chegou até a fazer um pronunciamento transmitido pela Rádio Sociedade. Durante sua breve estada, proferiu também algumas conferências sobre a teoria da relatividade que, segundo documentos da época, ficavam lotadas.

Antes de vir ao Brasil, Einstein já tinha uma ligação importante com o país. Foi aqui, na cidade de Sobral, no Ceará, que foi comprovada experimentalmente a sua teoria da relatividade por meio de um experimento realizado por astrônomos ingleses, norte-americanos e brasileiros durante o eclipse total do sol de 29 de maio de 1919. Já com o Nobel na mão por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, Einstein reconhecia a importância do experimento de Sobral e, durante sua visita, escreveu: “A questão, que minha mente formulou, foi respondida pelo radiante céu do Brasil.”

einstein 01
Einstein no então Instituto Oswaldo Cruz, com Aldolpho Lutz, Carlos Chagas e outros cientistas. (foto: Fiocruz)

Há exatamente 90 anos, no dia 12 de maio de 1925, Einstein deixou o Brasil. Da viagem, levou algumas páginas de diário preenchidas e um papagaio. Deixou aqui uma comunidade científica entusiasmada e também fotografias. As mais conhecidas são dele na visita ao castelo de Manguinhos e no Museu Nacional. Nesta última o leitor pode facilmente se inserir e fazer um “photo bombing” cientifico com um aplicativo de realidade aumentada disponibilizado pelo museu para Android e IOS. Basta ir ao Museu, posicionar seu celular diante do local da foto original e clicar. Outra opção, menos tecnológica, é tirar uma foto na Fiocruz, diante da fotografia da visita de Einstein que fica no Parque da Ciência (essa eu já fiz!).

Leia mais:

Einstein e o Brasil. Ildeu de Castro Moreira, Antônio Augusto Passos Videira. Editora UFRJ, 1995.

http://www.cosmosecontexto.org.br/?p=1259

http://www.if.ufrgs.br/einstein/brasil.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s