Goles de ciência

Você tem um encontro marcado com cientistas no bar da esquina

pint

O pint é uma medida usada nos EUA e UK que equivale a cerca de 500ml. Mas nos bastidores do meio científico é sinônimo de reunião descolada para falar sobre ciência, regada à cerveja ou a outra bebida à escolha do freguês. Criado há quatro anos por pesquisadores britânicos, o Pint of Science já virou um festival internacional de divulgação científica que leva todos anos cientistas conceituados ao “bar da esquina” para falar de forma coloquial sobre suas pesquisas para quem tiver interesse em ouvir e interagir.

Hoje, mais de 100 cidades de 12 países recebem o evento. E o Brasil não está de fora. Nos dias 23, 24 e 25 de maio, a segunda edição nacional do Pint of Science vai rolar em bares, restaurantes e cafés de Belo Horizonte, Campinas, Dourados, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Rio de Janeiro.

A coordenação no Brasil é da bacteriologista Natalia Pasternak, que escreve no blog o Café na Bancada. “Nesta época de obscurantismo e acesso fácil à desinformação, o Pint of Science surge como uma oportunidade de ser uma vela na escuridão, diminuindo o abismo entre os cientistas e a sociedade”, diz Natalia. “O evento também cria a oportunidade de estabelecermos uma comunicação mais informal, descontraída e humana, a fim de que possamos, todos juntos, oferecer um brinde à ciência”, acrescenta.

Aqui no Rio de Janeiro, o evento vai contar com participação de cientistas de peso do cenário nacional, como o neurocientista Stevens Rehen (IDOR/UFRJ), que cria mini cérebros para estudar doenças neurodegenerativas, o biólogo Rodrigo Brindeiro (UFRJ), envolvido em pesquisas de ponta sobre o vírus da zyka, e o físico Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã. A entrada é gratuita!

Confira a programação:

2ª FEIRA – 23 DE MAIO – BAR DESACATO, LEBLON

O físico LUIZ ALBERTO OLIVEIRA, curador geral do Museu do Amanhã, e a diretora do Laboratório de Atividades do Museu MARCELA SABINO vão conversar com o público sobre O MUNDO DEPOIS DO SILÍCIO.

Como assim? Porque ao longo do século XX, o domínio das propriedades semicondutoras do silício iniciou um processo de miniaturização dos componentes dos objetos técnicos que gerou consequências e criou facilidades que hoje compartilhamos. Mas o século XXI está sendo marcado por inovações com um potencial ainda mais impactante: o grafeno e outras variantes do carbono, a fotônica, os chips quânticos, substratos líquidos, bioartefatos


3ª FEIRA – 24 DE MAIO – BAR DO ERNESTO, LAPA

O tema é o VÍRUS DA ZIKA, CHEIO DE SEGREDOS…
JERSON LIMA, MARIO SILVA-NETO e RODRIGO BRINDEIRO vão desvendar esse mistério.

Descoberto há 70 anos na floresta de Zika, em Uganda, o vírus Zika era considerado um primo inofensivo dos vírus da dengue e da febre amarela, pertencentes à mesma família do flavivírus e transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A história mudou quando, no ano passado, descobriu-se no Brasil a associação do vírus Zika com a microcefalia, causada por infecção durante a gestação. 


4ª FEIRA – 25 DE MAIO – ESPAÇO CULTURAL OLHO DA RUA, BOTAFOGO

Você vai ter a oportunidade de tomar uma cerveja ou uma limonada com os neurocientistas STEVENS REHEN, FERNANDA TOVAR-MOLL e ROGERIO PANIZZUTTI sobre um assunto incrível: COMO AS TECNOLOGIAS ESTÃO RECONFIGURANDO NOSSOS CÉREBROS!

Sim, porque o cérebro é um órgão incrível. Novas tecnologias têm permitido visualizá-lo de uma maneira ainda mais espetacular, revelando surpresas sobre como os neurônios se comunicam, sobre saúde e doença. Essas novas tecnologias estão também subvertendo a evolução e reconfigurando nossas conexões cerebrais. Venha conversar com os cientistas sobre como será o cérebro pós tablets e smartphones!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s